Anatomia Patologica | Lab São Nicolau
top of page
BG 3 O laboratorio copiar.webp

ANATOMIA PATOLÓGICA

Anatomia patológica é a especialidade médica responsável pelos diagnósticos anátomo patológicos que são feitos a partir de análise das alterações macroscópicas e microscópicas presentes nas células e tecidos do corpo humano e que determinam a patologia do paciente.


Existem ainda diversas técnicas complementares, que especificam melhor o diagnóstico e tornam este cada vez mais preciso.
Dentre estas técnicas temos desde colorações especiais, imuno-histoquímica, até a patologia molecular, que leva a tratamentos personalizados e mais eficazes.

Conheça nossos exames:

Biópsia incisional é quando se retira um pequeno fragmento da lesão, pode ser feita através de uma agulha grossa (“core biopsy”), tem a finalidade diagnóstica e a partir daí, definir o melhor tratamento para o paciente. Por vezes no mesmo ato a lesão é retirada por completo e dá-se o nome de biópsia excisional. Neste caso, muitas vezes o procedimento já é o definitivo e além do diagnóstico, avaliam-se margens cirúrgicas e outros parâmetros, de acordo com o caso.

ANÁLISE DE BIÓPSIA INCISIONAL, EXCISIONAL E/OU POR AGULHA GROSSA ("CORE BIOPSY")

cirurgia 1.webp

ANÁLISE DE PEÇA CIRÚRGICA SIMPLES E/OU COMPLEXA

medical-research-scientist-conducting-vaccine-development-under-digital-microscope-in-a-bi

Muitas vezes são realizadas cirurgias para a retirada de órgãos ou tecidos do corpo, seja por patologias oncológicas ou não e esses materiais são enviados ao laboratório de anatomia patológica, para que sejam analisadas tanto macroscopicamente, como microscopicamente e os achados são relatados no laudo anátomo patológico. A partir do diagnóstico e demais dados fornecidos, o médico assistente define condutas terapêuticas e prognósticos da patologia do paciente.

ANÁLISE DE EXAMES PER-OPERATÓRIOS

O exame per-operatório acontece durante o procedimento cirúrgico e deve ser solicitado ao laboratório com antecedência, fornecendo os dados clínicos previamente. Pode acontecer através da congelação onde são realizados cortes histológicos em material congelado ou através de esfregaços citológicos. Esse material é processado rapidamente, analisado ao microscópio e o resultado é passado imediatamente à equipe cirúrgica, que aguarda esse resultado para continuar a cirurgia. No exame per-operatório analisa-se mais comumente margens cirúrgicas, pesquisa de metástase à distância ou em linfonodos, natureza da lesão (benigno × maligno) e se o material retirado é representativo da lesão.

cirurgia 2.webp

REVISÃO DE LÂMINAS

A revisão de lâminas pode ser solicitada pelo médico assistente, pelo próprio paciente e até mesmo pelo Patologista. Trata-se de uma segunda opinião, seja por discordância com os achados clínicos, seja para confirmação do diagnóstico e por vezes, o diagnóstico é uma patologia
pouco comum, que deve ser encaminhado a um Patologista especialista.
São liberados os blocos de parafina, a partir do qual faz-se novas lâminas e/ou revista as lâminas originais, sendo todas analisadas e emitido um laudo com o parecer do patologista consultado e a partir disso define-se a melhor conduta para o paciente.

20220115_095909 copiar.webp
whatsapp.webp
bottom of page